Phr Pneus

Phr Pneus

Especialista em carros e serviços automotivos

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Quais cuidados devo ter ao trocar os pneus do meu carro?

O pneu, juntamente com a roda, são partes essenciais no funcionamento de um automóvel, além de que são eles os responsáveis por manter todo o peso do carro e quem garantem a locomoção do veículo. Por conta disso, alguns cuidados devem ser tomados, para manter a ordem.

Saiba, neste artigo, quais cuidados você deve tomar ao trocar de pneu. Saiba também sobre os serviços de alinhamento e balanceamento de rodas, que devem ser feitos regularmente em seu veículo.

Como saber a hora certa de trocar de pneu?

Alguns detalhes podem ser a resposta que você precisa para saber que é a hora de trocar o pneu do seu carro. 

Os pneus devem ser vendidos com a o indicador de desgaste. Esse indicador são os frisos, que ficam situados no banda de rodagem. Esses frisos não devem estar abaixo da marca de 1,6 milímetros. Caso eles tenham atingido essa marca, é hora de trocar de pneu.

Outro indicador de troca do pneu é quando você sente que ele o carro está instável. Nesse caso, você deve ficar atento para fazer o alinhamento e balanceamento do carro também.

Os pneus também possuem prazo de validade. Por isso é, bom estar de olho nessa data para não correr o risco de estar com um pneu que apresente problemas na borracha e que possam comprometer o desempenho do seu veículo.

Em alguns pneus, podem chegar a aparecer bolhas ou rompimentos, o que significa que estão desgastados (graças à estradas, buracos ou asfalto). Caso isso ocorra, é necessário fazer a troca do pneu, ainda que ele não tenha atingido a marca de 1,6 milímetros.

Como cuidar do pneu após realizar a troca

Após fazer a troca do pneu, uma série de cuidados devem ser tomados, para que essa troca não prejudique as novas peças. Confira alguns desses cuidados que precisam ser tomados:

Alinhamento

O alinhamento é um procedimento necessário para manter o carro em “linha reta”. Ele é responsável para manter o equilíbrio do carro. A troca do pneu pode afetar esse equilíbrio do carro, sendo necessário realizar um novo alinhamento.

Balanceamento

Geralmente, este procedimento vem acompanhado do alinhamento. O balanceamento deve ser feito nas 4 rodas e ele pode ser feito de duas maneiras: através do balanceamento estático e do dinâmico.

Revisão

Importante para manter seu carro em bom estado e com todas as partes funcionando perfeitamente. Fazendo uma revisão periódica, você evita problemas e aumenta o tempo de vida útil dos seus pneus (e, consequentemente, do resto do carro).

Velocidade

É importante manter a velocidade nos primeiros quilômetros percorridos pelo seu automóvel, pois isso fará você perceber algum problema que possa ter ocorrido com os novos pneus, alinhamento, balanceamento, suspensão do carro ou ainda outros problemas.

Como foi visto neste artigo, os cuidados que você deve ter com o seu carro ao trocar de pneu são coisas simples. Basta manter seu carro em dia, fazendo visitas ao mecânico sempre, que tudo ficará em ordem.

Deixe uma resposta

Ta precisando de ajuda em relação ao seu carro?

Nós somos o que há de melhor no mercado para atender as necessidades do seu carro! E ainda te damos um super DESCONTO se você aproveitar esse cupom que estamos te dando agora!