Phr Pneus

Phr Pneus

Especialista em carros e serviços automotivos

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Serviço de troca de fluido do câmbio automático

O câmbio automático está bastante presente no dia a dia dos brasileiros que possuem um veículo, e com alguma constância é preciso falar sobre a troca do fluido desse sistema. Este artigo tem o objetivo de mostrar quando deve-se trocar o óleo do câmbio automático e por que isso é importante.

Como saber a hora certa de trocar o fluido?

Como já dito mais acima, é preciso tomar certos cuidados com os veículos, como fazer uma limpeza com frequência a fim de preservar sua boa aparência e também trocar o fluido do câmbio automático. Mas quando é o momento ideal para fazer isso?

Não é todo carro que precisa de uma troca periódica do óleo do câmbio automático — o que vai definir se é preciso a complementação ou substituição é o tipo de carro, o que ele demanda. É interessante saber o que o carro pede para estipular o quanto será gasto com o veículo de tempos em tempos.

Os automóveis atuais, que têm câmbio manual, não precisam de troca — exceto se houver algum vazamento ou precisar ser feito um reparo —, mas os câmbios automáticos precisam de uma troca periódica, cuja periodicidade será variada, dependendo da especificação do lubrificante e do sistema do carro.

Há quem recomende apenas trocar o fluido do câmbio automático quando, após uma verificação periódica, é constatado que os níveis do óleo estão baixos. Outras pessoas recomendam fazer a troca quando for feita determinada quilometragem ou quando se passar determinado tempo.

Sobre a checagem periódica

A checagem periódica do nível de óleo do câmbio automático precisa ser feita de maneira correta, pois, caso contrário, pode apresentar um nível equivocado. É importante saber que diferentes fabricantes e modelos têm procedimentos diferentes, que estão sempre descritos no manual.

As recomendações dadas ali precisam ser seguidas à risca a fim de que o diagnóstico apresentado seja preciso e indique, de verdade, se é ou não o momento de realizar a troca do fluido. Afinal de contas, não fazer a troca quando o veículo precisa dela pode trazer danos significativos para o carro.

Por que é importante fazer a troca do fluido?

Para os carros que precisam da troca do óleo do câmbio automático de tempos em tempos, é necessário fazer essa verificação, a fim de coletar o diagnóstico e, por fim, poder realizar a troca quando necessário. Mas por que será que isso é tão importante? O que acontece se a troca não for feita?

Se a troca do fluido não for feita quando é preciso fazê-la, pode acontecer uma série de situações desagradáveis. Em primeiro lugar, é aumentado o atrito, o que automaticamente implica no desgaste das peças móveis presentes no câmbio do carro. E isso é bastante prejudicial ao carro.

O câmbio do carro, nesse sentido, funciona como o motor: também precisa de óleo lubrificante para funcionar bem. Fazer a verificação periódica — e fazê-la corretamente — é a melhor maneira de ter maior certeza sobre quando fazer a troca do fluido do câmbio automático. É algo para preservar o carro.

Qual o equipamento usado para a troca do fluido?

Para trocar o fluido do câmbio automático, existe uma nova tecnologia isso, presente na Máquina AFT para troca de fluidos. Como possui tanques transparentes, é possível ver a cor e a quantidade do fluido de entrada e saída.

São 11 litros de saída e 3 de entrada. A máquina é de fácil instalação e o resultado é eficiente porque é muito mais rápido do que o do concorrente. A troca total de fluido do câmbio automático é feita em apenas 5 minutos.

Deixe uma resposta

Ta precisando de ajuda em relação ao seu carro?

Nós somos o que há de melhor no mercado para atender as necessidades do seu carro! E ainda te damos um super DESCONTO se você aproveitar esse cupom que estamos te dando agora!
Fechar Menu
×

Carrinho

× Como posso te ajudar?